Limpeza de separadores de hidrocarbonetos

Funcionamento dos separadores de hidrocarbonetos

No seu funcionamento normal, os separadores de hidrocarbonetos não requerem consumo energético. O objectivo do dispositivo, separação dos hidrocarbonetos da água, baseia-se na separação gravítica de materiais com densidade diferente da água.
O separador de hidrocarbonetos admite à entrada as águas oleosas, contendo hidrocarbonetos, as matérias mais pesadas (lamas, areias, lixos) sedimentam no compartimento de decantação ficando aí retidas; Para a zona de separação passam apenas a água e as substancias mais leves que a água, nomeadamente os hidrocarbonetos que se pretendem separar. Os separadores de hidrocarbonetos possuem filtros, que retêm as partículas de óleo, provocando a sua agregação em partículas com dimensão e consequentemente força ascensional suficiente para se soltarem em direcção à superfície.
Nas caixas separadoras existe uma separação entre os hidrocarbonetos que se acumulam à superfície e a água separada do óleo que sai pela saída de fundo da caixa de hidrocarbonetos.
Alguns separadores têm uma válvula de obturação automática que impede a saída de hidrocarbonetos quando a capacidade máxima é atingida.

Os separadores são equipamentos de retenção com filtros que evitam que as águas destinadas ás condutas de saneamento estejam livres de hidrocarbonetos, têm uma limpeza e lavagem de filtros periódica, as águas que saem dos separadores têm que estar dento dos parâmetros de descarga de águas no esgotos ( Decreto-Lei 152/97), ( Decreto-Lei 236/98 de 1 de Agosto ).

Os equipamentos de retenção de hidrocarbonetos existem em locais onde circulam ou estacionam veículos automóveis (parques de estacionamento, oficinas de mecânica automóvel e postos de lavagem) de acordo com o Decreto-Lei 236/98 de 1 de Agosto.
Os parques de depósitos de combustíveis, parques de abastecimento, parques de sucatas e empresas de desmantelamento de veículos têm obrigatoriamente de estar equipadas com caixas separadoras de hidrocarbonetos.

A limpeza atempada dos separadores é um objectivo que deve ser cumprido em qualquer instalação. Se as operações de limpeza não forem efectuadas de forma regular, os resíduos acumular-se-ão, deixando o dispositivo de exercer a sua função de separação.

limpeza separadores hidrocarbonetos garagens
Executamos com equipamentos específicos, limpeza de separadores de hidrocarbonetos ou caixas de retenção de hidrocarbonetos mesmo quando instalados em garagens ou parques de estacionamento.